Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Eu, Lástima

Rastos de opiniões, histórias e desabafos de uma lástima ambulante.

Eu, Lástima

Rastos de opiniões, histórias e desabafos de uma lástima ambulante.

Amor com amor se paga

10.02.21, Lástima

"É amor que sinto no meu coração", já dizia o poeta Emanuel. Se calhar até não. Eu juro que sou boa pessoa, só que todo este clima de mel e bombonzinhos não é para mim. O amor tresanda no ar. E já enjoa. 

Eu sei que o dia do Cupido se aproxima e, visto que uma querida gosta de estar a par das tendências, vamos lá falar do que importa: não, não é do 14 de fevereiro em específico. É do amor em geral.

Dia dos Namorados.png

"Amor é fogo que arde sem se ver". Por isso, como podes calcular, há muito burburinho que deve ser posto em pratos limpos o quanto antes no que toca a este assunto. Sinto que a lista que se segue já é uma missa repetida, contudo, dada a atualidade, nunca é demais relembrar estes pontos.

O AMOR NÃO ESCOLHE GÉNERO

Super chocante, não é? Quem diria que o amor não olha à genitália de cada um? (Não esperava que algum dia fosse escrever sobre tais órgãos aqui no blog, mas é como estamos hoje.) Voltando ao tema-chave: pouco importa a forma do teu pipi no que toca à atração por alguém, à paixão que poderás sentir e ao amor que nutrirás por uma pessoa. Pode parecer lamechas, eu sei, mas o que interessa é o caráter. E isso ultrapassa qualquer coisa.

O AMOR NÃO ESCOLHE IDADE

Como o nosso Toy diria, "coração que ama não tem idade". E eu dou-lhe razão. Confesso que ainda estou a tentar desconstruir este preconceito na minha cabeça porque há intervalos de idade que ainda me custam assimilar (especialmente daqueles casais que aparecem no TLC). Mas a relação não é minha. Eu não tenho nada a ver com eles e não sou ninguém para me intrometer na felicidade alheia. Não tenho quaisquer motivos para ser contra algo que faz outros felizes e nem sequer impede a minha liberdade individual. Se eles são felizes, então que o continuem a ser.

O AMOR NÃO ESCOLHE ETNIA

Outra declaração óbvia, claro está. É que nem sequer sei por onde pegar. Faz-me tremenda confusão saber que o tom de pele (entre outros fatores) ainda é um atributo de escrutínio alheio no que toca a uma relação conjugal - e não só. Não faz qualquer sentido alguém ser julgado pela "origem" e não pelos seus atos, de forma que é melhor eu me calar antes que me exalte.

O AMOR NÃO ESCOLHE CLASSE SOCIAL

Isto aqui parece que vem dos filmes em que alguém de uma família rica se apaixona por outro alguém de uma família pobre e, apenas por isso, se torna um amor proibido. Mas não tem de o ser. Tanto quanto sei, os sentimentos vão além da carteira. Ninguém tem "culpa" se nasceu num berço de prata ou num de palha, de modos que essa não devia sequer ser condição para influenciar a relação de alguém. Digo eu...

O AMOR ESCOLHE APENAS UMA COISA. CONSENTIMENTO

Pois é. Este tópico aqui merece muita atenção. Independentemente do que se possa passar na tua cabeça, há algo que nunca pode ser descurado: o consentimento mútuo. Podes gostar muito de uma pessoa mas, se ela não sentir o mesmo por ti, a única coisa que tens a fazer é deixá-la estar e tentar ultrapassar o heartbreak da melhor forma. Ninguém tem posse sobre ninguém e, por muito complicado que seja lidar com a rejeição, nós não temos direitos sobre o corpo dos outros. Isto que fique um ponto assente. (Se precisares de ajuda, pode ser que nos entretantos faça uma playlist de coração partido. Só naquela.)

Espero de alguma forma ter conseguido aproveitar este texto para passar a mensagem de que a escolha da nossa cara-metade é individual, pelo que não compreendo nem pouco mais ou menos o porquê de, em pleno século XXI, ainda existir tanto preconceito sobre quem namora com quem. De qualquer das formas, espero que tenhas gostado do que leste e que te sintas à-vontade para dar a tua opinião, tanto nos comentários como no Instagram. Acima de tudo, ama e deixa-te ser amad@ por quem quiseres. E tem um feliz dia de São Valentim!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.