Não há festa como esta
Se calhar agora foi um bocado de clickbait. Peço desculpa. Foi o título que me deu na cabeça e pronto, calhou. Nem me lembrei das politiquices.
Acho que digo uma verdade universal quando afirmo com todo o meu pulmão (felizmente livre do bicho) que tenho saudades das festas. Sinto falta de abanar o esqueleto enquanto o DJ aumenta o som. E tenho ainda mais saudades das festas temáticas. Temos de admitir que uma festa vs. uma festa temática é um duelo em que a segunda ganha com uma grande margem de avanço. O dresscode, a decoração, a música... Aiiii, que bela vontade que só estas recordações me estão a dar! E com toda esta viagem aos tempos a.C. (antes da COVID), que mais parecem fazer parte de uma vida passada, aceitei o desafio de criar uma playlist com músicas dos anos 80/90. Juntando o útil ao agradável, fazemos aqui uma festa online, segura mas com muito boa música - espero eu, que se depois desta introdução tu afinal não gostares das minhas sugestões fico mal.
Um pequeno aviso: eu sei que o Michael Jackson é um ícone musical que devia fazer parte desta lista, mas eu desde miúda que tenho medo dele, de modos que vai ter de ser omitido daqui. Lamento imenso, mas os traumas de criança falaram mais alto.
BON JOVI - "LIVIN' ON A PRAYER"
Se é para começar, tem de ser em Bon (Jovi). Apesar de esta banda - e todas as outras, na verdade - ser mais velha que eu, recordo-me e bem de várias festinhas a abanar o capacete como se tivesse uma gadelha igual à do nosso Jon. Podia perceber zero de inglês, mas acredita quando te digo que sentia tudo o que ele queria dizer.
GUNS N' ROSES - "SWEET CHILD O'MINE"
Continuando na fase inicial da nossa festa online, enquanto ainda temos a pica toda, só podia seguir Guns N' Roses. Obviamente. Nem que seja para manter o catálogo de penteados invejáveis.
SURVIVOR - "EYE OF THE TIGER"
A endorfina está em altas. Sentimo-nos donos do mundo e que nada nem ninguém nos pode atormentar. E, por isso, a música a acompanhar o momento só podia ser esta.
QUEEN - "THE SHOW MUST GO ON"
Estavas a desconfiar e estranhar a falta de Queen aqui, não estavas? Não te apoquentes. Era impossível esquecer-me de um grupo tão marcante. Confesso que foi difícil escolher apenas uma música para esta playlist, mas é como eles dizem: o espetáculo tem de continuar.
CYNDI LAUPER - "GIRLS JUST WANNA HAVE FUN"
Pode ser uma aposta mal dada, mas eu vejo toda e qualquer pessoa a cantarolar e dançar esta música. Da diva mais divástica ao macho mais machão, basta por play na Cyndi Lauper e ninguém resiste. Não sei, é um palpite. E mesmo que esteja errada, ao menos criei uma imagem mental bem gira.
MC HAMMER - "U CAN'T TOUCH THIS"
Quão irónico é ter esta música numa festa onde, de momento, ninguém se pode andar a tocar? Acredito que tenhas saudades dos marmelos e amassos, mas este foi o momento institucional do texto - com uma pitada de ritmo.
WHITNEY HOUSTON - "I WANNA DANCE WITH SOMEBODY (WHO LOVES ME)"
E como as dores de pés ainda não chegaram, é aproveitar para dançar com aqueles passos aeróbicos que não lembram a ninguém.
ALPHAVILLE - "FOREVER YOUNG"
Saudades de te sentir intocável, imortal e que as noites de festa não deviam ter fim? É assim que esta música me faz sentir, e achei que faria sentido colocá-la na nossa festinha.
BRITNEY SPEARS - "BABY ONE MORE TIME"
Sim... Eu sei que esta música está mais perto dos anos 2000 que dos 90. Mas ainda conta.
GOO GOO DOLLS - "IRIS"
Hora da balada! Festa não é festa sem o momento emotivo, seja pela música posta ou pela quantidade industrial de sangria que já se ingeriu.
BACKSTREET BOYS - "I WANT IT THAT WAY"
Se fores da geração Z, provavelmente só conheces esta versão. É muito boa, porém estou um pouco desiludida. Mas ainda és um pequeno feto, por isso não te posso julgar. Nesse caso, ensino-te a música originária desse excelente momento, agora numa versão melhorada. Backstreet Boys eram (e ainda são) "o" grupo. Sex symbols como vês, era isto com que as pessoas dos anos 90 se contentavam. Ainda não havia um Harry Styles a roubar o coração de toda a gente.
Já sei que faltam milhentos hits. Mas se eu os pusesse a todos ficaria sem caracteres. Por isso, agora conto contigo para me completares a playlist. Alinhas nesta festa online comigo?
Obs.: Este texto foi divertidíssimo de escrever e quero fazer um agradecimento especial ao @rodsramos pela excelente sugestão! Sei que és o mestre disto, por isso espero ter conseguido fazer jus ao teu bom gosto.